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5 Erros financeiros da gestão de varejo para evitar

A gestão financeira de varejo é uma das tarefas críticas para o sucesso do negócio. Afinal, o gerenciamento correto do dinheiro permite que a empresa cumpra suas obrigações, financie as atividades e obtenha lucro com mais consistência.

No entanto, muitos gestores e responsáveis por negócios desse segmento cometem falhas que podem colocar em risco toda a operação. Por isso, é fundamental identificar quais são essas falhas e como elas podem ser evitadas.

A seguir, veja quais são 5 erros comuns na gestão financeira de varejo e entenda como tornar o gerenciamento mais efetivo!

Quais são 5 dos erros financeiros de gestão que o varejo deve evitar?

Conhecer as falhas mais comuns no cuidado com as finanças do varejo pode ser útil para atuar de maneira mais estratégica. Por isso, veja quais são 5 erros comuns que ocorrem na gestão desse setor!

1. Não registrar operações 

Uma das principais falhas na gestão de varejo envolve a falta de registro das operações. Na prática, isso ocorre quando a empresa não acompanha as entradas e saídas de dinheiro, como aquelas que decorrem de vendas ou de pagamentos dos compromissos financeiros.

Sem esse registro, é inviável controlar o uso de recursos da empresa. Assim, a tomada de decisão tende a ser prejudicada. Ademais, há riscos maiores de ocorrer uma falta de dinheiro para cumprir as obrigações, já que não há visibilidade sobre o orçamento do negócio.

2. Ignorar a elaboração e a análise do fluxo de caixa

O acompanhamento e o registro das movimentações financeiras se relacionam à criação do fluxo de caixa. Essa é uma ferramenta que serve para registrar todas as entradas e saídas de recursos do negócio, funcionando como um mecanismo de controle.

Além disso, o fluxo de caixa pode ser elaborado de modo planejado, fazendo projeções. Logo, é possível saber quais são as contas a receber e a pagar em determinado período. Por conta desse funcionamento, o fluxo de caixa é essencial para a boa gestão financeira no varejo.

Por outro lado, quando o fluxo de caixa não recebe a atenção devida, o negócio tem mais dificuldade para organizar as finanças e conhecer o próprio ciclo operacional. Desse modo, os erros se tornam mais comuns, prejudicando a gestão empresarial. 

3. Ignorar a conciliação bancária

Embora o fluxo de caixa seja relevante, ele não é a única ferramenta que deve ser usada na gestão do varejo. Para cuidar bem das finanças, também é preciso realizar a conciliação bancária — embora muitas empresas do setor ignorem essa etapa.

A conciliação consiste em comparar os valores diários registrados com os números da conta bancária da empresa. Assim, é possível identificar se existe algum desencontro de informações, como uma saída ou uma entrada que não foram registradas corretamente.

Sem a conciliação, não há como atestar por completo a confiabilidade dos dados do fluxo de caixa. Com isso, podem ocorrer decisões incorretas por estarem baseadas em informações incompletas ou erradas.

4. Deixar de controlar o estoque

Quando o assunto é gestão das finanças, é comum pensar em questões como os compromissos financeiros e os valores em caixa. Porém, outro ponto relevante é considerar a importância do estoque, já que ele pode causar impactos no orçamento. 

Como o armazenamento de produtos nem sempre é considerado uma parte relevante do cuidado com as finanças, muitos varejistas não realizam o controle efetivo. Nesses casos, não há domínio sobre entrada e saída ou acompanhamento do inventário.

Quando isso acontece, são diversos os impactos que podem ocorrer nas finanças. Um estoque sem controle é mais propício a desvios, o que costuma gerar perdas financeiras. Os desperdícios também acontecem devido à obsolescência ou à necessidade de descarte de certos produtos.

Ademais, um estoque mal gerenciado pode gerar compras desnecessárias ou mesmo causar o desabastecimento. Todos esses pontos causam prejuízos ou gastos extras, prejudicando a gestão financeira e orçamentária do negócio.

5. Não contar com soluções financeiras

Além dos erros que você conferiu, muitas empresas de varejo cometem outra falha quando não recorrem a soluções financeiras que possam ajudá-las. Esse erro costuma ocorrer pelo desconhecimento das alternativas do mercado ou mesmo pela crença de que não é positivo contar com elas.

Para não cair nesse problema, é importante que o varejo conheça as opções disponíveis, como a Trademaster. Nesse caso, o negócio tem acesso a um limite junto ao fornecedor no momento de fazer a compra.

Com a aprovação do pedido, é possível obter condições facilitadas de pagamento, como o aumento do prazo. Desse modo, o varejo consegue ampliar o mix de produtos, já que pode fazer compras com maior ticket, devido às condições.

Além disso, o prazo estendido garante mais equilíbrio ao fluxo de caixa, favorecendo o gerenciamento dos recursos empresariais.

Como melhorar a gestão financeira do varejo?

Após conhecer os erros financeiros mais comuns na gestão de varejo, é essencial entender como tornar essa etapa mais eficiente. Assim, será possível utilizar melhor o dinheiro do negócio, favorecendo o alcance dos objetivos estratégicos.

Para melhorar a gestão financeira, vale a pena começar com a organização das finanças. Isso envolve reunir as principais informações sobre o uso do dinheiro, de modo a elaborar um diagnóstico e identificar problemas que podem afetar a disponibilidade de recursos.

Também é fundamental elaborar um orçamento, já que ele serve para determinar como os recursos devem ser distribuídos entre as diferentes áreas da empresa. Desse modo, é possível garantir mais eficiência para o uso do dinheiro.

Outro ponto de atenção consiste em buscar as soluções financeiras mais adequadas para as necessidades do negócio. Se a intenção for ter mais prazo para pagar junto aos fornecedores, por exemplo, a Trademaster pode ajudar.

Essa alternativa também permite que o varejo fortaleça seu relacionamento com os fornecedores. Na prática, isso pode favorecer o equilíbrio do fluxo de caixa e pode ajudar a conquistar mais vendas. Desse modo, a saúde financeira do negócio tende a melhorar.

Após conferir os 5 principais erros na gestão financeira de varejo, você saberá quais são os pontos que devem ser considerados para evitar essas situações. Assim, a empresa terá mais chances de alcançar uma vida financeira saudável e, consequentemente, o sucesso no mercado. 

Precisa de ajuda de uma solução financeira adequada ao seu negócio? Fale conosco da Trademaster!

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