Blog Trade+

Crédito de fornecedores: quais são as vantagens e os cuidados ao expandir sua empresa varejista?

Uma empresa varejista que deseja aumentar a sua disponibilidade financeira pode recorrer ao crédito de fornecedores. Com ele, é possível efetuar compras sem ter que pagar imediatamente pela aquisição, ganhando tempo para efetuar o pagamento.

Para ter acesso a esse valor, é preciso entender com mais profundidade como a operação funciona. Além disso, é importante estar atento aos cuidados necessários ao se relacionar com credores, de modo a favorecer os resultados das suas operações.

A seguir, você poderá entender mais sobre o crédito de fornecedores para a empresa varejista, considerando desde as vantagens até os pontos de atenção.

Acompanhe!

O que é crédito de fornecedor? 

O crédito de fornecedor é um recurso financeiro disponibilizado por companhias que fazem o fornecimento de matérias-primas, insumos e outros componentes aos seus compradores.

A modalidade possibilita que a empresa varejista adquira mercadorias ou contrate serviços sem precisar realizar o pagamento imediato. Desse modo, há como expandir o estoque, aumentar a variedade de produtos e atender aos clientes sem precisar realizar desembolsos à vista.

Isso significa que o fornecedor oferece crédito sempre que ele permite que o pagamento ocorra a prazo ou de modo parcelado.

Como funciona o crédito de fornecedor para a empresa varejista?

Após entender o conceito de crédito de fornecedor, é o momento de saber como ele funciona, na prática. Para tanto, vale a pena observar a questão pela ótica da responsável pelo fornecimento dos recursos — muitas vezes, a indústria contará com uma parceira para viabilizar a operação, por exemplo.

O primeiro passo é a avaliação da capacidade financeira do seu potencial cliente — neste caso, o varejista. São considerados fatores como o patrimônio do comprador, indicadores financeiros e histórico de crédito, por meio de consultas a agências especializadas.

Se as características atenderem a critérios da análise, o fornecedor aprova a operação e define as condições de crédito. Assim, são estabelecidas as principais condições dessa relação, como prazo de pagamento e eventuais juros.

Feito isso, ocorre a formalização da concessão de crédito, por meio de um contrato, como nota promissória ou crédito documentário. O objetivo é garantir a segurança das partes envolvidas.

Em seguida, o fornecedor faz a entrega dos produtos ou presta os serviços contratados. Dessa forma, o comprador recebe os insumos necessários para as suas operações, garantindo o abastecimento e a continuidade das atividades comerciais, por exemplo.

Depois dessas fases, o varejista faz o pagamento do crédito, seguindo as condições acordadas. No prazo estipulado, o fornecedor tem direito a receber o pagamento sobre a venda realizada.

No geral, entender o processo de concessão do crédito pela ótica do fornecedor é importante para que você compreenda a dinâmica. Assim, é possível estar mais preparado para negociar com segurança.

Quais são os benefícios para o varejista pegar crédito com fornecedores?

Sabendo como o crédito é concedido aos clientes do varejo, fica mais fácil compreender quais são os eventuais aspectos vantajosos dessa operação. Um dos principais benefícios para a empresa varejista é o aumento do poder de compra.

Ao obter o financiamento, o negócio consegue comprar uma quantidade maior de produtos ou serviços. A medida ajuda a ampliar o estoque e a oferecer um mix de produtos mais variados para o cliente final.

Ainda, o crédito do fornecedor contribui para otimizar a gestão do fluxo de caixa. Ao adquirir produtos sem precisar fazer o pagamento imediato, é possível vendê-los antes de efetuar o pagamento ao fornecedor. 

Outra vantagem é o fortalecimento do relacionamento com fornecedores. Ao estabelecer uma parceria de crédito, as condições para a compra podem ser melhores, como prazos de pagamento mais favoráveis, descontos especiais, entre outros.

Quais cuidados o varejista deve ter ao solicitar crédito de fornecedores?

Até aqui, você conheceu os benefícios da modalidade de crédito. Porém, também é necessário olhar para o outro lado, pensando no que deve ser considerado na operação para manter a gestão financeira saudável no varejo.

A seguir, veja sobre quais pontos é preciso ter atenção!

Analise as condições oferecidas

O primeiro passo consiste em fazer uma análise criteriosa das condições de crédito. Antes de fechar um acordo com um fornecedor, analise cuidadosamente o que está sendo oferecido. Então verifique os prazos de pagamento, taxas de juros e eventuais penalidades por atraso.

Compreenda todas as cláusulas do contrato e certifique-se de que elas são favoráveis e adequadas à realidade financeira da sua empresa. Caso discorde de alguma previsão do documento, é interessante tentar negociar com o fornecedor.

Faça o controle das finanças

Também é fundamental estabelecer um controle rigoroso do fluxo de caixa, monitorando receitas e despesas de perto. Ainda, é indicado manter um cronograma de pagamentos para evitar atrasos e garantir o cumprimento das obrigações financeiras, fugindo de penalidades contratuais.

Fortaleça o relacionamento com os fornecedores

Por fim, outro ponto de atenção é o cultivo de um bom relacionamento com fornecedores. Para evitar problemas futuros, mantenha uma relação transparente com aqueles de quem você compra. Nesse sentido, convém destacar a importância de hábitos como:

  • cumprimento dos prazos de pagamento;
  • estabelecimento de uma comunicação clara em caso de dificuldades financeiras;
  • negociações no estilo “ganha-ganha”, nas quais ambos se beneficiam.

Como usar o crédito de fornecedores para expandir seu varejo? 

Observados os cuidados que a empresa varejista deve ter ao solicitar crédito com fornecedores, os recursos podem colaborar para gerar bons resultados ao varejo. 

Confira algumas opções para usar os valores!

Aumento do estoque

Você pode investir na compra de uma quantidade maior de produtos e ampliar o estoque da loja. A estratégia permite atender à demanda dos clientes de forma mais eficiente e oferecer uma variedade maior de mercadorias, elevando as chances de vendas e de fidelização dos clientes.

Renovação ou expansão da infraestrutura

O crédito de fornecedores também pode ser direcionado para investimentos na melhoria da infraestrutura do seu varejo. Entre as opções, estão reformas, expansões físicas ou aquisição de equipamentos mais modernos. Em geral, isso ajuda a criar um ambiente atraente e funcional.

Investimentos em marketing e publicidade

Ainda, há como usar o crédito para o impulsionamento de estratégias que aumentem a visibilidade, alcance e autoridade do negócio. As campanhas de marketing, por exemplo, podem ser beneficiadas nesse sentido. Como resultado, novas vendas podem ser realizadas. 

Considerando o que você conferiu até aqui, ficou claro que o crédito de fornecedores é uma solução que pode beneficiar a empresa varejista que deseja se expandir. Com um bom planejamento, é possível aproveitar as vantagens relacionadas a essa alternativa.

Esse conteúdo foi útil para você? Para contar com o crédito oferecido pelos fornecedores, aproveite para conhecer as soluções para o varejo da Trademaster!

Compartilhe esse artigo
WhatsApp
LinkedIn
Email
NOSSO BLOG

BLOG TRADE+

WhatsApp
LinkedIn
Email
CATEGORIAS

App Trade+

App Trade+

Conheça o app que irá transformar a sua rotina de gestão financeira com um sistema de autoatendimento simplificado.
Baixe agora