Blog Trade+

Desbancarização: entenda o que é e como facilita o acesso ao crédito nas empresas

O processo de desbancarização tem crescido bastante no Brasil. Afinal, cada vez mais os brasileiros estão migrando dos bancos tradicionais para instituições financeiras que oferecem mais vantagens. É o caso das fintechs, por exemplo.

Isso porque os consumidores se sentem motivados pelas facilidades e praticidade que a desbancarização oferece para realizar suas movimentações financeiras. Então vale a pena entender como esse processo pode beneficiar o seu negócio. 

Quer saber mais? Continue a leitura para entender o que é desbancarização, seu funcionamento e como ele facilita o acesso ao crédito nas empresas. 

O que significa a expressão desbancarização? 

A desbancarização é um termo usado para se referir ao movimento de consumidores que decidem não se vincular aos bancos tradicionais. Ou seja, é possível contar com outras empresas para guardar seu dinheiro, fazer empréstimos, investir ou realizar diversas operações financeiras. 

Os bancos tradicionais foram perdendo popularidade porque costumam cobrar altas taxas, apresentam maior burocracia e atendimento menos eficiente. Assim, na busca por mais benefícios, como a redução de taxas, as pessoas e empresas migram para instituições como as fintechs.

Esse processo começou nos Estados Unidos e Europa, se fortaleceu com a inovação tecnológica e modificou para sempre as transações financeiras. Com isso, os serviços se tornaram mais práticos, acessíveis e mais adaptados às necessidades dos clientes — sejam pessoas físicas ou jurídicas. 

Ao encontrar outras opções no mercado para realizar suas operações financeiras com mais facilidades, não é mais necessário depender dos serviços dos bancos tradicionais. 

Como funciona esse processo? 

Agora que você sabe o que significa desbancarização, é hora de entender como esse processo funciona. Como você viu, os bancos apresentam uma série de desvantagens que impactam o dia a dia de pessoas e negócios.

Uma situação que colaborou para que muitos clientes não dependessem mais dos bancos tradicionais foi a oportunidade de escolher em qual instituição desejam receber o seu salário por meio da portabilidade da conta salário. 

Do mesmo modo, a possibilidade de transferir outros serviços foi aumentando a competitividade entre as instituições. Ao mesmo tempo, os consumidores passaram a ter mais liberdade na contratação dos serviços bancários. 

Esse contexto, junto ao avanço da tecnologia, incentivou a desbancarização. Assim, as fintechs se desenvolveram e ganharam cada vez mais popularidade. Elas são muito procuradas pelas facilidades oferecidas em seus serviços, como a isenção de taxas. 

Com as fintechs é possível, por exemplo, abrir uma conta 100% online, sem precisar ir a uma agência. Logo, há menos burocracia e mais praticidade no processo. Ademais, os clientes podem realizar diversos tipos de operações pelo aplicativo, sem cobranças de tarifas.

Também é preciso ressaltar que as fintechs são muito populares por disponibilizar um atendimento de melhor qualidade. Por essas questões, a desbancarização se fortaleceu no Brasil e ampliou a oferta de crédito no país. 

Por que a desbancarização amplia a oferta de crédito? 

Até aqui você já entendeu o funcionamento da desbancarização. Então precisa saber por que ela amplia a oferta de crédito das empresas. 

Confira!

Aumento da concorrência

O aumento da concorrência é um dos fatores que amplia o acesso ao crédito. Afinal, antes as pessoas e empresas dependiam apenas de grandes bancos para pedir um empréstimo, por exemplo. Se os bancos não aceitassem a proposta ou se os juros fossem altos, não havia outras opções. 

Então o simples aumento da concorrência já traz melhores condições para o setor e aumenta as possibilidades de crédito. Isso porque as instituições estão competindo pelos clientes, assim elas precisam ter condições mais atrativas para serem escolhidas e se destacarem das demais.

Outro motivo pelo qual a concorrência amplia o acesso ao crédito é que as fintechs, diferentemente dos grandes bancos, podem ter condições melhores para empresas menores. Elas também podem oferecer crédito para negócios que não conseguiriam dinheiro com bancos maiores.

Facilidade de acesso aos serviços

Como você viu, nas fintechs os serviços são online, por meio de sites ou aplicativos. Dessa forma, as operações podem ser realizadas com mais comodidade e menos burocracia. Então ficou mais prático se comunicar, contratar produtos ou resolver outras questões.

Dessa maneira, as pessoas também otimizam o seu tempo, pois não precisam mais encarar muitas filas, trânsito e fazer deslocamentos. Assim, as fintechs conseguem facilitar o acesso ao crédito e atrair mais pessoas.

Economia e melhor atendimento 

Mais um grande diferencial das fintechs é a redução ou isenção de taxas de serviços em relação aos grandes bancos. Como elas possuem menor estrutura, podem oferecer mais qualidade nos serviços por valores menores. 

Assim, os negócios podem ter mais economia nas transações. Isso representa uma das maiores vantagens para quem deseja economizar em suas operações financeiras, j

Soluções modernas

Você já sabe que a desbancarização trouxe novas soluções de crédito. Com isso, as empresas não precisam mais ficar limitadas às altas taxas de juros para fazer empréstimos ou outras operações bancárias tradicionais, pois já existem alternativas no mercado. 

Uma alternativa comum com as fintechs é a antecipação de recebíveis. O processo envolve menos burocracia, mais agilidade, maior prazo e melhores taxas. Dessa maneira, é possível lucrar mais, organizar o capital de giro da sua empresa e fortalecer o seu fluxo de caixa

Como ter acesso a essas soluções e conseguir crédito para sua empresa? 

Até aqui você aprendeu que existem diversas instituições financeiras que oferecem soluções de crédito — inclusive fintechs. Além disso, a alternativa não precisa ser buscada apenas onde a sua empresa tem uma conta.

Na verdade, já existem fintechs especializadas em soluções de crédito, inclusive focadas em auxiliar as empresas varejistas por meio de soluções ligadas à indústria — como a Trademaster. Nesse caso, é possível garantir mais limite e prazo para compra, ajudando no planejamento estratégico do negócio. 

Dessa maneira, por meio da inteligência de crédito, do aumento do prazo para pagamento e da concessão de limite, é possível expandir o poder de compra e aplicar estratégias para alavancar as vendas.

Agora você sabe o que significa desbancarização e como funciona esse processo. Neste conteúdo, também foi possível entender as facilidades que ele traz no que diz respeito ao acesso ao crédito para as empresas. Então aproveite essas informações para otimizar as estratégias financeiras do seu negócio. 

Quer mais prazo e mais limite para a sua empresa? Saiba mais sobre nossas soluções!

Compartilhe esse artigo
WhatsApp
LinkedIn
Email
NOSSO BLOG

BLOG TRADE+

WhatsApp
LinkedIn
Email
CATEGORIAS

App Trade+

App Trade+

Conheça o app que irá transformar a sua rotina de gestão financeira com um sistema de autoatendimento simplificado.
Baixe agora