O fluxo de entradas e saídas de mercadorias precisa ser observado e controlado de perto pelas empresas. No varejo, a gestão de estoque é especialmente relevante, visto que a venda dos produtos é a sua atividade central.
Nesse sentido, manter um bom relacionamento com fornecedores é fundamental para conseguir melhores condições para a compra, como um prazo maior para pagamento. Essa é uma tática que colabora para manter as prateleiras em dia e sem comprometer o caixa do negócio.
A seguir, você entenderá os benefícios de negociar o período para pagar as aquisições e como isso pode ser vantajoso para a gestão de estoque no varejo.
Confira!
Manutenção de bons níveis de estoque
Varejistas precisam ter mercadorias em uma quantidade ideal para o atendimento ao público e para manter a saúde financeira do negócio. Esse não é um equilíbrio fácil de se alcançar, mas a extensão do prazo de pagamento com os fornecedores pode favorecer esse processo.
Ao contar com datas mais distantes para a quitação das compras de abastecimento, a empresa consegue adquirir um volume maior de produtos sem prejudicar seu fluxo de caixa. Isso significa que é possível investir em um estoque mais robusto e de qualidade, com o sortimento necessário.
O bom abastecimento prepara a loja para atender a demanda de forma consistente, evitando a falta de itens e garantindo a satisfação dos consumidores. Como o negócio passa a oferecer uma variedade de ofertas e soluções aos clientes, aumentam as chances de conversão em venda e de fidelização.
Então a manutenção de um estoque com volume certo, possibilitada por uma boa relação com fornecedores, e os prazos mais extensos contribuem para uma gestão eficiente e estratégica no varejo.
Apoio à logística de recebimentos e de entrega de mercadorias
Além dos níveis ideais de estoque, obter melhores condições para pagamento contribui para o varejo conseguir se organizar logisticamente. Os vencimentos mais distantes permitem que as lojas comprem mais e em melhores preços, ajudando a ordenar o fluxo de mercadorias.
Com um prazo mais amplo, a empresa tem tempo adequado para planejar e organizar as atividades logísticas do seu negócio. Então você pode estabelecer um cronograma mais eficiente para receber as mercadorias dos fornecedores, garantindo uma gestão precisa das entradas.
Ademais, com os recebimentos bem organizados, evitam-se problemas como a falta de produtos no estoque e a insatisfação dos clientes pela indisponibilidade. Assim, é possível manter um fluxo contínuo de mercadorias, atendendo às demandas de forma ágil e eficaz.
As datas mais distantes para pagamento também garantem mais recursos para organizar a logística de entrega aos seus clientes. Afinal, a empresa não comprometeu todo o valor no momento da compra.
Desse modo, a escolha e planejamento de rotas e modalidades de transporte podem ser feitas com mais tranquilidade, assegurando a qualidade do serviço.
Portanto, ao estabelecer uma boa relação com fornecedores e obter um maior prazo de pagamento, você fortalece a logística de recebimentos e entrega de mercadorias no varejo. A medida resulta em uma operação mais eficiente, mais satisfação dos clientes e maior sucesso do seu negócio.
Organização das entradas e saídas de estoque
Com prazos mais amplos, o varejista consegue melhorar seu fluxo de caixa e logística, como você conferiu. Ainda, se torna viável planejar e controlar as suas compras com tempo suficiente. Desse modo, a gestão de estoque é facilitada com o registro das entradas de produtos no estoque.
Manter uma boa relação com os fornecedores permite estabelecer um fluxo de entregas mais previsível e alinhado às necessidades da empresa. A prática evita surpresas e desorganização no estoque, pois o gestor sabe exatamente quando e quais produtos serão entregues.
Ter maior prazo de pagamento também influencia nas saídas de produtos. Com a possibilidade de estender o vencimento, você tem mais tempo para vender os itens antes de efetuar o pagamento aos fornecedores. Como resultado, a gestão do capital de giro pode ser otimizada.
Ao organizar as entradas e saídas de estoque de forma mais eficiente, o risco de problemas como itens vencidos, perdas por obsolescência ou excesso de mercadorias estocadas é reduzido. Logo, o fluxo de produtos estocados é mais facilmente organizado.
No geral, a gestão do estoque fica mais eficiente, reduzindo desperdícios e aumentando a rentabilidade do seu varejo. Diante disso, a empresa conquista uma operação mais fluida e lucrativa.
Otimização do giro de estoque
Outra vantagem de prazo maior para pagamento dos fornecedores está relacionada à possibilidade de oferecer mais crédito aos clientes. Isto é, ao ter mais tempo para pagar os pedidos, o varejo consegue estender o vencimento das compras feitas pelos compradores.
Então os lojistas podem diversificar os seus métodos de pagamento, bem como o prazo de recebimento, a fim de ampliar a oferta para o seu público. Assim, é mais fácil alcançar mais pessoas e aumentar as vendas sem prejuízos ao fluxo de caixa.
Ampliando o crédito, novas vendas podem ser feitas. Como resultado, o giro de estoque é otimizado, gerando ganhos para a gestão. Os ciclos cada vez mais rápidos reduzem os custos com estocagem e mantém as mercadorias renovadas.
Melhoria da competitividade do negócio
Por fim, a extensão dos prazos de pagamento aos fornecedores ajuda os varejistas a serem mais competitivos no mercado. Isso se deve à otimização da gestão de estoque, mantendo-o organizado e com bons níveis.
Ainda, manter boas relações com fornecedores é fundamental para empresas que desejam ter preços atrativos. Como você viu, as datas mais distantes para pagamento possibilitam compras maiores que, consequentemente, podem ser feitas em melhores condições.
Então há menos custos de aquisição e de estocagem, graças ao giro de estoque otimizado. No final, isso gera uma vantagem competitiva, já que o varejo pode vender mais e ter um lucro mais elevado ou uma precificação mais competitiva.
Como você aprendeu, a gestão de estoque é especialmente favorecida pela obtenção de prazos de pagamento mais elásticos junto aos fornecedores. Ao contar com esse tipo de solução, há como vender e lucrar mais, diferenciado o varejo dos concorrentes.
Quer continuar o seu aprendizado? Aproveite para conferir como impulsionar o crescimento do seu negócio!