Blog Trade+

Prevenção de perdas no varejo: saiba o que é e como evitar gastos desnecessários

Evitar perdas que gerem prejuízos e desperdícios para o varejo é fundamental. Para tanto, o empreendedor ou gestor deve se preparar para as adversidades que podem surgir e resultar na redução dos lucros e em prejuízos para a imagem da empresa.

Por causa disso, manter um negócio de sucesso exige, entre outros aspectos, saber o que é prevenção de perdas. O objetivo principal é evitar gastos desnecessários, agindo antes que eles ocorram e afetem os resultados do negócio.

Neste conteúdo, você conhecerá os objetivos da prevenção de perdas e como aplicar essa estratégia para reduzir custos.

Confira!

O que é prevenção de perdas no varejo?

A prevenção de perdas no varejo consiste em um conjunto de ações que evitam desperdícios nas empresas e gastos desnecessários. Adotar essa estratégia no negócio é fundamental, já que as perdas levam à redução dos lucros.

De modo geral, ela compreende as ações necessárias para prevenir custos comerciais ocasionados por ações humanas, sendo elas propositais ou não. O seu objetivo é melhorar a eficiência operacional na totalidade, o que também é importante para o gestor que deseja ter uma administração enxuta.

Quais são os tipos de perdas mais comuns?

Em uma empresa, independentemente do porte e do setor, existem diferentes tipos de perdas que podem gerar prejuízos. Abaixo, você conhecerá quais são as principais e as características de cada uma.

Acompanhe!

Armazenamento incorreto

O armazenamento incorreto de produtos pode causar a sua deterioração, fazendo com que eles estraguem antes mesmo do prazo de validade. Portanto, essa etapa deve seguir protocolos rígidos para evitar prejuízos ao negócio.

A conservação irregular e a falta de cuidados no estoque levam à contaminação, danos aos produtos, acidentes de trabalho e até mesmo furtos.

Transporte inadequado

As perdas no transporte estão relacionadas com a movimentação das mercadorias ao longo do processo, gerando custos extras. As principais causas desse tipo de prejuízo são:

  • sistemas inadequados de transporte;
  • movimentação desnecessária e não programada;
  • inadequação do layout do local de recebimento.

Para evitar as perdas no transporte, é necessário movimentar os materiais o mínimo possível e seguir boas práticas de manuseio e armazenamento. 

Quebras

As quebras de produtos são perdas muito comuns na rotina de empresas do setor de varejo. Elas ocorrem principalmente por conta do seu manuseio incorreto. A situação pode acontecer quando um item é entregue quebrado ou quando um acidente ocorre dentro do estabelecimento, a partir de ações de clientes ou funcionários.

Furtos

O gestor que deseja implementar a prevenção de perdas no varejo precisa ficar atento aos furtos. Mesmo que eles ocorram em pequenas quantidades, podem somar um valor considerável para a empresa.

Convém ressaltar que os furtos não envolvem somente os casos em que um cliente leva algo sem pagar. Em algumas situações, os próprios funcionários podem lesar a corporação a partir dos desvios. Então é essencial adotar práticas preventivas.

Falhas da administração

As falhas administrativas também são tipos de perdas comuns no varejo, e podem prejudicar o controle financeiro, por exemplo. Entre as situações, estão a precificação incorreta, falta de organização por parte dos colaboradores, gerenciamento de estoque inadequado, processos manuais desatualizados e outros pontos.

Qual é a importância de prevenir perdas no varejo?

Adotar uma estratégia de prevenção de perdas no varejo é fundamental para as empresas. Com ela, é possível diminuir desperdícios causados pelos diversos fatores que você conheceu. Além disso, existem outros benefícios que decorrem dessa prática.

Veja quais são outras vantagens para o negócio a curto e a longo prazo:

  • aumento do faturamento da loja;
  • melhora na produtividade da equipe;
  • elevação da lucratividade do negócio;
  • possibilidade de investimento, pois há aumento no lucro;
  • aumento do grau de competitividade.

De modo geral, atuar preventivamente nesse sentido ajuda o negócio a superar desafios e a aproveitar melhor os recursos, produtos e vendas. Como resultado, há mais sustentabilidade para a continuidade da empresa.

Como fazer a prevenção de perdas?

Agora que você já sabe o que é prevenção de perdas e qual é a sua relevância para o varejo, chegou o momento de aprender como adotar estratégias no seu negócio para alcançar esse objetivo. Confira algumas dicas!

Implemente soluções de segurança

A tecnologia oferece diversas soluções de segurança para o varejo, como vigilância eletrônica de produtos, aplicativos de gestão, supervisão de ambientes, circuitos internos, entre outros. 

Por isso, o primeiro passo para prevenir as perdas na sua empresa é investir em itens de boa qualidade, como câmeras de alta definição. Elas auxiliam na identificação de possíveis infratores e podem inibir as ações de furtos e roubos.

Gerencie o estoque

O gerenciamento do estoque é fundamental para manter o nível adequado dos produtos vendidos. Itens parados geram prejuízos por conta dos custos de estocagem e, em muitos casos, pela sua deterioração. A falta de gestão também pode causar perdas por desvio de produtos.

Para evitar esses problemas, é possível investir em um software de controle de estoque. Ainda, mantenha as instalações sempre organizadas e limpas para diminuir a perda e a danificação de produtos.

Treine a equipe

Outra dica importante para prevenir perdas no varejo é oferecer treinamentos constantes aos funcionários. Toda a equipe deve estar ciente dos possíveis prejuízos, como eles ocorrem e de que forma é possível evitá-los ou amenizá-los.

Nesse sentido, os treinamentos podem ser voltados para os setores de venda, segurança, marketing e controle de estoque. Durante o processo, ensine aos colaboradores como agir durante o trabalho e como identificar atitudes suspeitas, além de orientar sobre o melhor aproveitamento de recursos.

Contrate um fiscal de prevenção de perdas

O fiscal de prevenção de perdas é responsável por garantir que o negócio consiga reduzir os furtos, as perdas e o descarte evitável de produtos. Ademais, o profissional monitora a saída e entrada de clientes, mercadorias e funcionários.

Portanto, o seu principal objetivo é impedir perdas e erros repetitivos, visando a potencialização do lucro do negócio. Considerando que ele terá uma atuação mais focada, pode ser interessante contar com o suporte desse tipo de profissional. 

Neste post, você entendeu o que é prevenção de perdas, qual é a sua importância e como adotar uma estratégia de redução de gastos no varejo. Com as dicas apresentadas, é possível diminuir os prejuízos do negócio e aumentar os lucros.

Gostou do conteúdo e quer acompanhar as novidades da Trademaster? Então siga as nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn!

Compartilhe esse artigo
WhatsApp
LinkedIn
Email
NOSSO BLOG

BLOG TRADE+

WhatsApp
LinkedIn
Email
CATEGORIAS

App Trade+

App Trade+

Conheça o app que irá transformar a sua rotina de gestão financeira com um sistema de autoatendimento simplificado.
Baixe agora