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Ruptura de estoque: entenda o que é e como evitar!

Quem tem um comércio se vê diante de diferentes desafios. Por exemplo, a ruptura de estoque, alta carga tributária, instabilidade econômica — que afeta o poder de compra dos consumidores —, elevados custos de manutenção de uma loja e desperdício de mercadorias.

Alguns desses fatores fogem da esfera de controle do empreendedor. Portanto, é preciso focar nas questões que podem ser resolvidas ou, ao menos, atenuadas. A ruptura de estoque está entre os problemas capazes de serem evitados, sendo importante aprender como isso pode ser feito.

Quer entender mais sobre o tema? Confira neste post o que é ruptura de estoque e como evitar a sua ocorrência na sua loja ou comércio.

Aproveite a leitura! 

O que é ruptura de estoque?

A ruptura de estoque é o termo usado para descrever a situação em que uma empresa não possui a quantidade necessária de um produto para atender aos clientes. Ou seja, trata-se de uma lacuna entre a oferta e a demanda, resultando na falta do produto no momento da venda.

Essa ocorrência pode gerar diversos prejuízos para um negócio, como perda de clientes, queda na reputação, redução da receita e aumento dos custos operacionais. Afinal, a ruptura de estoque prejudica a experiência do cliente, bem como as vendas e o faturamento da empresa.

Quais os tipos de ruptura de estoque existentes?

Ao saber o que é ruptura de estoque, você poderá entender que ela pode ser de diversos tipos, cada um deles com características e impactos específicos. É fundamental compreender e eliminar essa situação para minimizar perdas financeiras e garantir a satisfação do cliente.

Conheça quais são eles!

Ruptura de abastecimento

Essa é a forma mais clássica de ruptura de estoque. Ela ocorre quando o item desejado pelo cliente não está disponível em estoque, seja devido à ausência da cor, modelo ou tamanho escolhido, resultando em vendas perdidas.

Ruptura fantasma

Esse cenário se configura quando o produto está disponível no estoque e em exposição, mas o cliente não consegue localizá-lo. A situação pode ser resultante de uma má disposição do produto na prateleira da loja ou da sua categorização inadequada no site.

Ruptura de exposição

Particularmente comum em estabelecimentos físicos, essa modalidade se dá quando o produto está disponível no estoque, mas não foi reabastecido na gôndola há tempos. Ou seja, muitas vezes o cliente deixa de comprar o item por não vê-lo em exposição.

Ruptura de cadastro

Esse tipo de ruptura de estoque ocorre quando o produto procurado pelo cliente está à venda, mas não teve seu código e preço devidamente cadastrados. Normalmente, ele ocorre em lojas físicas, podendo ser facilmente resolvido por meio de uma equipe de vendas eficiente.

Quais são as principais causas desse problema?

Depois de ver o conceito e os tipos de ruptura de estoque, é pertinente conferir quais as principais causas desse problema. Normalmente, ele está relacionado à ocorrência de algum tipo de falha na condução do negócio.

Veja alguns exemplos de erros:

  • previsão de demanda: ocorre quando a empresa não consegue estimar corretamente a quantidade de produtos que serão vendidos em determinado período, levando a um planejamento inadequado do estoque;
  • controle de estoque: se dá nos casos de companhias que não têm um sistema eficiente de registro, monitoramento e reposição dos produtos em estoque. Com essa falta, criam-se divergências entre o armazenamento físico e os dados contábeis;
  • gestão de fornecedores: acontece nas organizações que não conseguem garantir a qualidade, o prazo e o preço dos produtos adquiridos dos fornecedores, resultando em atrasos, defeitos ou custos elevados na compra dos produtos;
  • falha na logística de distribuição: está presente em comércios desprovidos de redes de transporte e armazenamento adequadas para levar os produtos do estoque até os pontos de venda, causando demoras, danos ou extravios de itens;
  • falha na comunicação interna: é observada quando não há alinhamento entre os diferentes setores da empresa, como vendas, marketing, produção e financeiro, gerando divergências nas informações sobre os produtos, promoções, pedidos e pagamentos.

Quais são as consequências da ruptura de estoque para o negócio?

Você viu quais são os problemas que podem levar à ruptura de estoque. Saiba que essa falta de itens suficientes pode comprometer seriamente as empresas, principalmente as que desejam fidelizar seus clientes com sua marca. A perda de vendas imediatas é uma das primeiras consequências.

Afinal, quando um item não está disponível, os clientes podem optar por não comprar nada do seu comércio. Outra consequência gerada é a insatisfação, pois os consumidores podem perceber que suas demandas não são atendidas.

Deixar de atender às expectativas do seu público-alvo é um fator negativo, em especial para marcas e companhias em ascensão. Diante da indisponibilidade de determinados itens, os clientes podem procurar outras opções junto aos seus concorrentes.

A depender da situação, eles podem não retornar à sua loja no futuro. Não é raro acontecer de um cliente deixar registrada a sua experiência ruim em sites de avaliação ou reclamação, prejudicando a sua imagem no mercado e, consequentemente, as suas vendas.

Como evitar a ruptura de estoque?

Até aqui, você viu que a ruptura de estoque é uma das situações mais indesejáveis para as empresas. Suas consequências vão desde a má experiência dos clientes até prejuízos à organização financeira empresarial.

Logo, é válido aprender como evitar esse problema. Entre as formas de prevenir a ruptura de estoque, estão:

  • analise as causas da ruptura: a análise ajuda a entender os fatores que provocaram esse problema. Dessa forma, é possível planejar o seu estoque de modo a não ocorrer novas rupturas;
  • mantenha um bom relacionamento com fornecedores: as relações transparentes e confiáveis são essenciais para assegurar a entrega dos produtos no tempo e na quantidade adequados;
  • controle o estoque com eficiência: fazer uma gestão de estoque eficiente é indispensável para evitar a falta de produtos e a ruptura. Identificar quando um produto está acabando pode ser o suficiente para não precisar fazer uma compra de última hora.
  • aumente seu limite e o prazo para realizar suas compras: essa pode ser a solução ideal para tornar o seu negócio mais lucrativo. Com um limite maior para comprar a prazo, você consegue equilibrar o seu fluxo de caixa, comprar mais e ainda faturar antes de pagar;
  • conte com soluções tecnológicas: com o uso de soluções tecnológicas, como sistemas integrados, é possível otimizar o controle de processos essenciais. Por exemplo, monitorar o estoque em tempo real, calcular a entrada e saída de produtos, gerar relatórios etc.

A ruptura de estoque é um desafio significativo para qualquer empresa. Porém, com o planejamento adequado, gerenciamento de estoque eficiente e colaboração com fornecedores, é possível minimizar esse problema e manter os clientes satisfeitos.

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