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Ticket médio: como funciona o cálculo e como aumentar esse valor?

Acompanhar os indicadores financeiros é essencial para o negócio. Entre as métricas para considerar, é importante saber fazer o cálculo do ticket médio, já que ele oferece informações relevantes para os setores de venda e de finanças da empresa.

Com esse indicador, você pode verificar se as estratégias adotadas proporcionam o resultado esperado junto aos consumidores. A partir do cálculo, também é possível definir meios para aumentar o ticket médio do negócio.

A seguir, você conhecerá a importância do ticket médio e entenderá o que fazer para analisá-lo na empresa.

Acompanhe a leitura!

O que é ticket médio?

Os key performance indicators (KPIs) ou indicadores chave de performance são ferramentas cruciais na gestão de um negócio. Por meio deles, você consegue entender se a empresa está atingindo os seus objetivos — e tomar decisões melhores sobre as próximas etapas.

Nesse sentido, o ticket médio é um indicador bastante relevante. Com ele, é possível compreender qual é o gasto médio de cada cliente em um determinado tempo (ano, mês, semestre ou outro período desejado).

Essa é uma medida relevante para entender o comportamento de compra dos consumidores e avaliar o desempenho das estratégias de vendas e marketing. Além disso, por meio da métrica, o gestor pode realizar outras tarefas. Entre elas, estão:

  • elaborar novos planos de ação e tomar melhores decisões;
  • avaliar se as estratégias e campanhas de vendas estão gerando resultados;
  • compreender melhor os hábitos de consumo das pessoas.

Qual é a importância de acompanhar o ticket médio das vendas?

Após compreender o conceito de ticket médio, vale entender qual é a sua relevância para as empresas. De modo geral, esse indicador é bastante útil para avaliar o desempenho financeiro da companhia.

Assim, ele fornece uma visão geral de quanto dinheiro o negócio está gerando em média por transação, o que é essencial para compreender a saúde financeira da corporação. 

Ademais, a análise do ticket médio ao longo do tempo pode revelar tendências de compra dos clientes. Por exemplo, um aumento do indicador costuma apontar que os clientes estão adquirindo produtos mais caros ou adicionando mais itens ao carrinho.

O indicador ainda colabora para a tomada de decisão do negócio. Isso ocorre porque, com o ticket médio, é possível entender melhor os hábitos de compra dos consumidores. Desse modo, tende a ser mais fácil desenvolver novos serviços ou produtos que atraiam a atenção do público.

Por fim, o acompanhamento dessa métrica permite que os colaboradores identifiquem os clientes mais recorrentes. Desse modo, a companhia pode desenvolver estratégias focadas no fortalecimento desse relacionamento.

Como calcular o ticket médio?

Você entendeu que o ticket médio é fundamental para fazer diversas leituras sobre a parte financeira de uma empresa. Agora, vale a pena entender como realizar o seu cálculo. Nesse caso, é preciso seguir alguns passos, como:

  • considere um período específico, como semana, mês ou ano;
  • analise o número de consumidores atendidos e o valor registrado em vendas;
  • divida o faturamento pelo número de clientes.

Assim, a fórmula desse indicador de desempenho é:

Ticket médio = Faturamento do período / Total de clientes do período

O resultado obtido demonstra como estão os ganhos da empresa por venda no período analisado. De modo geral, o ticket médio pode ser grande caso o faturamento seja elevado ou se a base de consumidores for pequena.

Por outro lado, ele tende a ser pequeno se o número de clientes for elevado e se o faturamento for baixo. Para entender melhor, imagine que, em um determinado mês, uma empresa faturou R$ 15.000,00.

Para alcançar o valor, foi necessário atender 300 clientes. A partir da fórmula, calcula-se:

Ticket médio = R$ 15.000,00 / 300 = R$ 50,00

Portanto, o ticket médio foi de R$ 50,00 por transação. Se o número de clientes fosse de 100 pessoas, o ticket médio seria de R$ 150,00.

Convém ressaltar que você deve realizar o cálculo com frequência para comparar os resultados. Com isso, fica mais fácil compreender os hábitos dos consumidores, além de elaborar boas estratégias para aumentar essa métrica.

Como analisar o desempenho do ticket médio?

Para analisar o desempenho do ticket médio é necessário avaliar os dados relacionados ao valor médio de compra dos clientes ao longo do tempo e em diferentes contextos. Para tanto, você pode seguir alguns passos, começando pela definição de objetivos e metas, que servirão para a análise dos resultados.

Depois, é necessário registrar as informações pertinentes e fazer o cálculo, acompanhando o desempenho ao longo do tempo. A partir disso, é possível comparar os resultados entre períodos e até com empresas concorrentes, por exemplo.

Com as informações estruturadas, há como segmentar os clientes para identificar quais deles contribuem mais com o faturamento. Assim, há como adotar estratégias específicas para cada segmento.

Como aumentar o ticket médio do negócio?

Encontrar maneiras para aumentar o ticket médio da empresa pode gerar vantagens para a saúde financeira do negócio. Logo, existem diversas estratégias que podem ser adotadas para melhorar o indicador.

Veja as principais dicas!

Utilize as técnicas de cross-selling e up-selling

O primeiro passo para aumentar o ticket médio da companhia é adotar estratégias como o cross-selling. Ele consiste na venda de produtos complementares ao que o cliente está adquirindo. É o caso de um cliente que compra um celular e a empresa sugere fones de ouvido, capas protetoras ou outros acessórios que aumentem o valor gasto.

Já o up-selling é uma tática em que a empresa apresenta um novo produto da mesma categoria pela qual o consumidor tem interesse. Por exemplo, se ele contrata um plano de software, pode ser o caso de posteriormente oferecer um plano mais avançado com recursos adicionais.

A tática tem o objetivo de fazer com que a pessoa compre uma versão mais moderna e cara de um serviço ou produto.

Ofereça programas de fidelidade

Outra estratégia para aumentar o ticket médio é implementar um programa de fidelidade que recompensa os clientes por gastarem mais. Então ofereça brindes, descontos ou pontos de recompensa que podem ser resgatados em compras futuras. 

Também é válido garantir um atendimento de qualidade e personalizado, além de investir no pós-venda. Com isso, a companhia gera uma boa impressão no público.

Crie ofertas personalizadas

Também vale elaborar ofertas personalizadas para os clientes, como descontos progressivos ou combos. É o que ocorre ao oferecer 10% de desconto na compra de dois produtos, 15% se levar 3 peças e semelhantes. Como o valor das vendas tende a aumentar, o faturamento é favorecido.

Como você viu, o cálculo do ticket médio é essencial para entender como está a saúde financeira da empresa e as vendas realizadas. Portanto, lembre-se de realizá-lo com frequência e de adotar estratégias para que os clientes aumentem o volume de compras dos clientes.

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